Colaboradores

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Psycho-Pass - Detetives Cyberpunk?

Boa noite, tarde, dia ou madrugada para você, leitor!... ou leitora! Hoje comentarei sobre um anime que assisti há poucas semanas e terminei em poucos dias, sim, esse realmente é bem interessante e envolvente, hoje falo de Psycho-Pass! O anime estreou em outubro de 2012 e foi produzido pelo estúdio Production I.G, qual eu não consegui encontrar nenhum anime que eu reconhecesse ou tenha assistido, mas... é, se ELES criaram esse anime, então não tenho dúvidas de que é um ótimo estúdio de animação. O mangá surgiu depois do anime em novembro de 2012, o que é algo engraçado, já que geralmente os mangás vêm primeiro e depois são feitos os animes, mas, hey, eu não vou reclamar disso mesmo.

(Cyberpunk com casos de assassinato e detetives badass? Agora sim!)

Em um futuro talvez um pouco distante onde ou eu serei um velho gagá ou provavelmente um corpo enterrado debaixo da terra, Psycho-Pass toma lugar no Japão, obviamente, onde todas as pessoas são controladas e monitoradas por meio de uma super rede de computadores chamado o Sistema Sibila. O Sistema controla praticamente tudo na vida de uma pessoa, ele faz cálculos de sucesso para o indivíduo em certas áreas de educação, ajudando-o a escolher a melhor opção de ensino e faculdade. Não só isso, o Sistema Sibila também consegue monitorar o índice de probabilidade de crime de tal pessoa, calculando o seu Coeficiente Criminal. Com isso, se uma câmera ou um drone de segurança (sim, os caras tem robôs que perambulam pela cidade) detectar um indivíduo com o nível mínimo de Coeficiente Criminal, ele chamará a ajuda do Departamento de Segurança Pública para prender o pré-criminoso antes mesmo que ele cometa o crime.


(O grupo de personagens do Departamento de Segurança, explicação sobre cada um logo abaixo)

O anime começa com a nova inspetora Tsunemori Akane sendo transferida para a Divisão 1 do Departamento de Segurança Pública, onde ela conhece o outro inspetor Ginoza Nobuchika. Ela começa já no meio de um caso de perseguição a um possível criminoso quando chega um camburão da polícia transportando os chamados "Justiceiros", pessoas com Coeficiente Criminal alto o suficiente para serem presos, mas são usados como cães de guarda do Departamento, sendo obrigados a trabalharem para seus superiores. Aí está o que eu considero o segundo protagonista, além de Tsunemori, o bonzão dos bonzões, Kogami Shinya. Agora aos personagens da imagem acima para poderem identificar quem é quem: da esquerda para direita temos Karanomo Shion, a especialista em computação que transmite informações para os outros detetives em campo, procurando qualquer dado sobre criminosos ou casos. Depois dela há Kagari Shusei, um dos Justiceiros, ele é o mais relaxado e brincalhão deles, considero ele o personagem mais de "humor" no anime. A Justiceira Kunizuka Yayoi, ela não fala muito, apenas faz seu trabalho e segue ordens sem questionar, seu passado é revelado em um dos episódios mais a frente no anime. O mestre dos mestres dos Justiceiros, Kogami Shinya, ele é um lutador profissional que treina diariamente e arduamente, além de ter uma mente afiada para investigações criminais, usando de métodos não tão convencionais para pegar suspeitos impossíveis. Ao seu lado a inspetora Tsunemori Akane, uma novata que junto com outro inspetor tem o trabalho de controlar os Justiceiros e serem os líderes da Divisão 1. O quatro-olhos Ginoza Nobuchika, sendo um inspetor bem experiente que sempre questiona os atos de Kogami mas sabe que os métodos do Justiceiro são efetivos e na maioria das vezes funciona, ele é meio fechado também, mas um pouco de seu passado também é revelado mais tarde. E por fim, o último Justiceiro Masaoka Tomomi, o mais velho da equipe e com mais experiência em ser um Justiceiro, é um cara legal, ele ajuda Tsunemori a entender como os Justiceiros funcionam e... simplesmente é muito gente fina, ele é o mais gentil deles, na minha opinião.


(Os personagens terão o uso de armas poderosas chamadas Dominators, pistolas que calculam o Coeficiente Criminal de uma pessoa e podem entrar em modo paralisante ou letal)

Agora, aviso de última hora, o anime tem, sim, algumas partes mais "gore", como posso dizer isso... hm... é, os caras explodem em sangue, coisa leve assim. As armas que os Justiceiros e inspetores usam, quando em modo letal, podem atirar uma bala em qualquer lugar da pessoa que um membro dela simplesmente vai... explodir. Além de claro outras violências físicas cometidas pelos criminosos. E como todo bom tipo de caso de detetive, terá aquele criminoso especial, que não pode ser pego sem muitos sacrifícios e perseguições, tipo um Moriaty do Sherlock Holmes, entende? Ah, você não... leu Sherlock Holmes... nem viu o filme... ? Tá, bom... ok. Ah, lembrando de novo que essas semanas vem lançando a SEGUNDA temporada de Psycho-Pass: Psycho-Pass2! Enfim, pra essa semana será isso, ainda planejarei se a próxima será sobre Games ou Animes novamente, são as únicas coisas das quais eu sei falar, é, eu sou um Nerd. Boa semana para todos, até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário