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domingo, 30 de novembro de 2014

Assassin's Creed Rogue - De Assassino para Caçador de Assassinos!

Finalmente, para os que estavam impacientes de eu falar tanto de jogos mais "antigos" finalmente trago algo totalmente atual... que na verdade foi lançado algumas semanas atrás, hoje falo de Assassin's Creed Rogue. A notícia desse jogo primeiramente não me interessou, visto que ele tem um sistema de jogabilidade bem parecido com o anterior da série, Black Flag, mas quando dei uma chance a ele, percebi o quão bom ele é, além de que o jogo traz, sim, algumas novidades na jogabilidade, o que me impulsionou a zerá-lo. Assassin's Creed Rogue, como todos os outros dessa saga, foi produzido e publicado pela poderosíssima e maravilhosa Ubisoft, a mesma criadora dos últimos jogos de Prince of Persia, da saga Far Cry, do icônico Rayman e a saga Splinter Cell, além de lançamentos deste ano como Watch Dogs, Valiant Hearts e South Park: The Stick of The Truth. Rogue foi lançado inicialmente para a América do Norte em 11 de novembro e para o resto do mundo no dia 13 de novembro.


(Capa do jogo na versão 360, versão qual eu joguei... não tenho PS3, pois é)

O jogo se passa no século XVIII, mais precisamente entre os anos 1752 e 1761. Nós jogamos com um, inicialmente, recruta da ordem dos Assassinos: Shay Patrick Cormac. Os mapas do jogo se passam nos mares do Atlântico Norte, no Vale Apache e também na cidade de Nova York. Shay é treinado no início do jogo por alguns Assassinos, ou seja, o tutorial do jogo basicamente ocorre ali, um desses Assassinos é Achilles, só que bem mais jovem do que em AC3. Shay, igual a Edward de Black Flag, possuirá um navio de formato mais ou menos parecido com o Gralha de Edward, o nome do navio de Shay é Morrigan, mas não a do Darkstalkers... ha-ha, eu sei, sou muito engraçado. Só que após algumas missões para os Assassinos, e após uma certa missão especial que acontece totalmente errada e de fim inesperado, Shay se vira contra os Assassinos que não o haviam dado as verdadeiras intenções de seus planos. Assim o protagonista sai dessa ordem e procura abrigo... nos Templários, ah é, e com isso ele caçará as pessoas que já chamou de irmãos um dia. E isso não é nenhum spoiler, está logo atrás da capa do jogo para quem quiser ler. O estilo de combate de Shay é semelhante ao de Ewdard, só que em vez de carregar duas espadas, as armas principais de Shay são uma espada e uma adaga. Substituindo a zarabatana de Edward para tiros a distância silenciosos, Shay carregará um rifle de pressão de ar que também poderá disparar dardos, e mais para frente do jogo também poderá usar como uma granadeira, para lançar explosivos, bombas de sono e de insanidade a uma distância segura e afetar múltiplos inimigos ao mesmo tempo. Claro que também é possível usar as simbólicas armas dos Assassinos, as hidden blades, ou portuguesando, as lâminas ocultas. Também é possível usar os equipamentos comuns de dardo e corda, bombas de fumaça e pistolas.


(Bonito, né... mais bonito ainda quando é você quem está explodindo os outros em vez deles explodindo você. É algo muito satisfatório, entende?)

A batalha naval em Assassin's Creed evoluiu muito em Black Flag, onde a temática principal era essa, piratas saqueando outros navios para benefício próprio sem piedade de seus tripulantes... é algo muito educativo. Em Rogue esse tipo de combate se manteve, mas claro, com algumas alterações leves para que fosse mais atrativo com suas novidades. Por exemplo, em vez de lançar barris explosivos para trás como fazia em Black Flag, é possível tacar fogo na água atrás de você... sim, você leu certo, a superfície da água atrás de você pega fogo, é como jogar um óleo atrás do navio e botar fogo. Os morteiros continuam sendo possíveis de se utilizarem e também balas de canhões frontais, em vez de laterais, para acertar navios logo à sua frente. Ainda podemos invadir navios inimigos incapacitados, mas cuidado, eles também podem nos invadir se o navio inimigo bater contra a nossa lateral, assim você terá que defender a si mesmo e seus homens em sua própria embarcação. As atividades submarinhas de mergulhar em algum destroço de navio afundado foi retirado, mas a caça com arpão ainda se mantém, e com isso também há os upgrades feitos em Shay para aumentar sua vida ou carregar mais equipamentos usando peles de animais caçados. É importantíssimo, porém, evoluir o Morrigan, até mais importante que o próprio Shay, pois missões navais são muito mais fáceis de se morrer dependendo do nível do navio do que em missões terrestres com o personagem.

(Personagens já conhecidos como Haytham, imagem acima, e Adewale, imagem abaixo, de Assassin's 3 e 4 respectivamente, aparecerão no jogo e interagirão com Shay em sua jornada. Outro que já citei também aparecerá, Achilles de AC3, o mentor de Connor)

Infelizmente esse será o último Assassin's Creed lançado para a velha geração... que o escambau que é velha, pra mim é atual e bonita como sempre foi, a geração do Xbox 360 e do PS3. No mesmo dia em que Rogue foi lançado, também foi publicada para o mundo Assassin's Creed Unity, este apenas para o Xbox One e PS4... é triste, eu sei, eu chorei... caham, "quase" chorei. Mas pelo menos essa saga se despede com grande estilo da "velha" geração, e que consigamos comprar um PS4 ou One para acompanhar os próximos jogos, então.
E enfim é isso, eu não sou um especialista em games para procurar no quinto dos infernos os detalhes mais minuciosos para apresentar-lhes com uma qualidade de profissional, eu apenas introduzi tudo o que eu sabia em primeira mão do jogo depois que eu o zerei. E para a próxima postagem, obviamente, animes, yay! Bom fim de domingo ou fim de outro dia em que você esteja lendo isso. é isso aí, boa noite, tarde, dia, madrugada para todos.

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